quinta-feira, 2 de julho de 2009

"O QUE É O ESPIRITISMO?"-Perguntas frequentes.





Perguntas frequentes. Espiritismo o que é?

O Espiritismo é a Doutrina de Jesus, em espírito e verdade, sem fórmulas nem ritos, sem aparências nem representantes, sem ministros. É a religião do amor e da verdade, na qual cada um é responsável pelos próprios actos, respondendo por eles, conforme o conhecimento da Imortalidade, dos deveres. “ É a religião da Filosofia, a Filosofia da Religião “, conforme predicou Viana de Carvalho em nossa Casa, com justas razões (…) (Ref. ao Livro Nos bastidores da Obsessão. Ditado pelo Espírito Viana de Carvalho, Cap. 16, pag 271).

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores contidos nas obras de Allan kardec que constituem a Codificação Espírita, o Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,
O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Génese.

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
(O que é o Espiritismo – Preâmbulo).

O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido o conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança. Allan kardec (no
Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. VI - 4)

O que é a reencarnação?

“ Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei “

“Jesus falando a Nicodemos mestre em Israel em o livro de João (cap3 ver 7) .Não te maravilhe de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.
A reencarnação afirmada pelas vozes de além - túmulo é a única forma racional por que se pode admitir a reparação das faltas cometidas e a evolução gradual dos seres. Sem ela, não se vê sanção moral satisfatória e completa; não há possibilidade de conceber a existência de um Ser que governe o Universo com justiça.

Léon, Denis.”O Problema do Ser, do Destino e da Dor”.

Apóstolo Paulo aos Coríntios, Cap. 15 - Versículo 19
“Se esperamos em Cristo só nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens”
Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. 1 Coríntios, cap 15-Versiculo 44.

Um caso de reencarnação no “ Cenáculo Espírita Isabel de Aragão “ ocorre nos trabalhos de esclarecimento e Desobsessão.”É o amor de Deus nosso Pai a expressar-se em nós”.“ (…) As imperfeições morais dão azo à acção dos Espíritos obsessores “
(O livro dos Médiuns, Allan Kardec, item 252).


O que é a Mediunidade?

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens é uma faculdade que muitas pessoas trazem ao nascer, independentemente da religião ou da directriz doutrinária de vida que adoptem. Mas atenção: a prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas actividades mediúnicas.

Perguntas frequentes?
O que são os Espíritos?


Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até à perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam a sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?

Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, omnipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus: abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.




O que diz o Espiritismo sobre Jesus?

Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho é o roteiro para a evolução segura de todos os homens e, a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objectivo a ser atingido pela humanidade.

“Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida, Ninguém vêm ao Pai senão por mim” (A Bíblia, livro de S. João, Cap. 14, Versículo 6). “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama; e aquele que me ama, será amado do meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (A bíblia, Livro de S. João, Cap. 14, Versículo 15;16;17;21.l).


O Espiritismo tem entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos habitados?

Sim. A Doutrina dos Espíritos esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens. “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim - há muitas moradas na casa de meu Pai. Se assim não fosse, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos o lugar. E depois que eu me for, e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tomar-vos-ei para mim, para lá onde estiver, estejais vós também […] ” (A Bíblia, no Livro de S. João, Cap. 14, Versículo 1-3).

Somente pelo Espiritismo se pode ter contacto com os espíritos?
Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos atraem-nos para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e ajudam-nos a suportá-las, com coragem e resignação. Os imperfeitos induzem-nos ao erro.
Exemplo disso, na Bíblia em I Samuel, Cap. 28 - “Consulta de Saul com a Pitonisa de Endor”.

Perguntas frequentes?

O Espiritismo revela algo de novo?

Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela ainda, quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objectivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

O que é a lei de causa e efeito?

É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem livre - arbítrio para agir, mas responde pelas consequências das suas acções. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis, com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
Na Bíblia, em II aos Coríntios, no Cap. 4, Versículo 6 e 10 - O apóstolo Paulo diz-nos “Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor; “Porquê todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou de bem, ou de mal”.

O que é a prece, de acordo com o espiritismo?

A prece é um acto de adoração a Deus que consta na Lei Natural, sendo o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a ideia da existência do Criador. A prece torna o homem melhor. Aquele que ora com fervor e confiança, faz-se mais forte contra as tentações do mal e Deus, envia-lhe os bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.


Jesus o modelo e guia da humanidade deixou-nos, a Oração Dominical, ou seja a oração do Pai-Nosso, conforme descreve a Bíblia no Livro de Mateus, no Cap. 6, Versículo 7 a 13 que se encontra como a primeira, por recomendação dos Espíritos no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, na pagina de colectânea de preces Espíritas.

Orar o Pai Nosso na casa Espírita faz dela uma igreja?

Depende da nossa concessão quanto a igreja (No Livro, A vida além do véu, de Carlos Imbassahy). Assume então, que o Cristianismo um aspecto mais amplo e ocupa mais largo espaço. Vê-se que Igreja, na Terra, não é mais do que pequena parte do Reino Divino, que contém, em si, não só todas as raças e todos os sistemas de religião daqui, como também o império das glórias e forças interestelares em cuja simples contemplação o coração desfalece e o alcance da imaginação humana, se perde nos infinitos incomensuráveis, pulsando, cheio de amor, pela luz única e inefável.

“ A Bíblia em S. Marcos no Cap. 11 versículo 14 -17 “ E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no Templo; começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E os ensinava dizendo: Não está escrito – A minha casa será chamada por todas as Nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
Jesus e a Samaritana no Livro de S. João, na Bíblia, no Cap. 4, Versículo 19 a 24 - “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és Profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”. Disse-lhe Jesus: “Mulher, crê-me que a hora vem, em que, nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e verdade; porquê o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”



(Junte-se à causa e não à casa, as casas são sempre transitórias nem sempre estão com o Cristo Jesus com os interesses de Deus reconhecereis que sois meus discípulos por o muito se amarem). “A oração Dominical é sem dúvida o mais perfeito modelo de prece que poderia ser concebido .” Calligaris, Rodolfo -livro Sermão da Montanha. Pag 211.

Perguntas frequentes ?

O Espiritismo cura?

“ Em Verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará obras maiores que estas. Porque eu vou para meu Pai”. (Bíblia livro S João cap:14 versículo 12)

Vejamos alguns exemplos de como os discípulos exerciam este poder

“ Deus operava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo. Até lenços e aventais que ele usara eram aplicados aos enfermos, e as moléstias fugiam deles e os espíritos malignos saíam”
(Actos, Cap. 19versiculo 11-13).

“ (…) Compreende-se que o poder da acção fluídica não só está na razão da força de vontade, mas, sobretudo, da qualidade do fluído introduzido e, conforme dissemos, tal qualidade depende da instrução e das qualidades morais do magnetizador. “ (Allan Kardec)

È frequente no meio espírita ouvir-se Jesus só impunha as mãos e curava, portanto; aqui não se trata de simples falta de estudo, mas de desconhecimento até de O Novo testamento. Ao longo do livro teremos oportunidade de apresentar·várias situações envolvendo a acção fluidica-magnética do Cristo e veremos que não era só por imposição de mãos que Ele agia. Fica já a recomendação de que façamos uma leitura sobre Jesus e seus exemplos morais e práticos de como actuar nas curas. (Do Livro Passe seu estudo suas técnicas sua prática)
“ As Imperfeições morais do obsidiado constituem, frequentemente, um obstáculo à sua libertação “ (O Livro dos Médiuns Allan Kardec. Item 252).

A necessidade da reforma interior.

“ È neste sentido que o Espiritismo que é de consequências morais dá um grande contributo para a cura dos que o procuram “ (È, pois, indispensável que o obsidiado, faça, por sua parte, o que se torna necessário para destruir em si mesmo a causa de atracção dos maus Espíritos). “O livro dos Espíritos, Allan Kardec questão 479).

Quanto aos Médiuns que os assistem “ Oração e Jejum “

(Esta casta não pode sair senão por oração e jejum). – Jesus “ livro de Marcos, cap 9:versiculo29.) “Jejum das paixões, dos vícios, de tudo o que é sombra em nós “.

A Mediunidade Curadora e o Magnetismo

“ A mediunidade curadora deveria ter a sua vez; posto que parte integrante do Espiritismo, ela é, por si só, toda uma ciência, porquê se liga ao magnetismo, e não só abarca as doenças propriamente ditas, mas todas as variedades, tão numerosas e complexas, de obsessões que, também estas influem no organismo.” (Revista Espírita, Set. 1865, p.250).

“Conhecereis a Verdade e a verdade vos Libertará.” Jesus.(O Espiritismo cura pelo conhecimento que transmite, cabe ao homem a sua reforma íntima).

Sem comentários:

Enviar um comentário