“Esclarecimento do Passe”
Passes e irradiações, magnetização da água.
“Deus, inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.”
Em Deus vivemos e em Deus no movemos quer queiramos quer não, porque somos seus filhos, mais próximos ou afastados depende da nossa casa mental.
“Jesus, guia e modelo.”
Vos sois deuses, tudo o que eu faço, vós podeis fazer e muito mais.
“Dai de graça o que de graça recebeste”
“Mas se vosso olho for mau, o vosso corpo é tenebroso. Se, pois, a luz que está em vós não for senão trevas, quão grandes serão essas mesmas trevas!”É também por isso que Ele nos disse, no seu emulador e sublime carinho.”Brilhe a vossa luz.”
“Jesus”Vós sois o sal da terra. Mas se o sal se estragar, com que salgará? Já não servirá para nada a não ser para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não é possível esconder uma cidade situada no cimo de um monte, nem se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha mas num candelabro para que alumie todos os da casa. É assim que deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem Vosso Pai, que está no céu” (Mateus, 5:13-16).
Allan kardec
“ Compreende-se que o poder da acção fluídica não só está na razão da força de vontade, mas sobretudo, da qualidade do fluído introduzido e,
Conforme dissemos, tal qualidade depende da instrução e das qualidades morais do magnetizador “.
“O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular”
André Luiz no livro “Nos domínios da Meduinidade “ de Francisco Cândido Xavier.
No meio espírita ouve-se com frequência “ não preciso estudar técnicas e teorias porque Jesus impunha as mãos e curava".Para imporem as suas teorias, não raro falam de livros que eu creio talvez não tenham lido ou se leram, apenas leram o que lhes convinha, como é o caso do livro de Jacob de Melo “ O Passe “.Na página 16 no item 2 Diz-nos o seguinte:
1.“Jesus só impunha as mãos e curava, portanto (…) aqui já não se trata de simples falta de estudo, mas de desconhecimento até de O Novo Testamento. Ao longo do livro teremos oportunidade de apresentar várias situações envolvendo a acção fluídica-magnética do Cristo. 2.“Já faz tanto tempo que aplico assim e dá bons resultados “; de facto nada nos impede de procedermos sempre da mesma maneira em nossas actividades e, ainda assim nos sairmos bem;
Comentários do mentor Áulos sobre os médiuns passitas. Necessidades dos médiuns passitas
“Indiscutivelmente não prescindimos do coração nobre e da mente pura, no exercício do amor, da humildade e da fé viva, para que os raios do poder divino encontrem acesso e passagem por nós, a benefício dos outros. Para a sustentação de um serviço metódico de cura, isso é indispensável. -Entretanto para o esforço desse tipo precisam de pessoas escolhidas, com a obrigação de efectuarem estudos especiais?
Importa ponderar disse Áulos convicto que em qualquer sector de trabalho a ausência de estudo significa estagnação. Livro o Nosso Lar (p.166-167).
Qual a maior necessidade do médium? (…). O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que lhe foi confiada.”Cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e à verdade.” (Emmanuel, O consolador, 15ed, pag.392)
“Condições irradiantes”
Para falar de Passe tenho que falar das condições de quem irradia, conforme disse Jesus no citado acima "brilhe a vossa luz". O pensamento é sempre luz. Uma mente poderosa intelectualizada, que pensa em ondas de alta frequência vibratória, produz radiações, que podem por exemplo, ser verdes ou azuis, mas o verde pode ser encantador ou tétrico, e o azul pode ser tenebroso ou sublime.
“Assim, as ondas electromagnéticas do pensamento, carregadas das ideias e emoções do Espírito, constituem o que se denomina fluido magnético, que é plasma fluidico vivo, de elevado poder de acção. É das vibrações da mente espiritual que depende a harmonia ou a desarmonia orgânicas da personalidade e, portanto, a saúde ou a doença do perispirito e do corpo material.” (Áureo, Universo e vida, 4 ed.p.98).
“ O pensamento exterioriza-se e projecta-se, formando imagens e sugestões que arremessa sobre os objectos que se propõe atingir. Quando Benigno e edificante, ajusta-se as leis que nos regem, criando harmonia felicidade. Todavia, quando desequilibrado e deprimente, estabelece aflição e ruína. A química mental vive na base de todas as transformações, porque realmente evoluímos em profunda comunhão telepática com aqueles encarnados ou desencarnados que se afinam connosco. O pensamento espalha nossas próprias emanações em toda a parte a que se projecta. Deixamos vestígios espirituais, onde arremessamos os raios de nossa mente, assim como o animal deixa no próprio rasto o odor que lhe é característico(...)” (André Luiz . Nos domínios da mediunidade, 18, ed, p.186, 243-244).
“Veículo do pensamento”
“Os fluidos espirituais, que constituem um dos estados do fluído cósmico universal, são a bem dizer, a atmosfera dos seres espirituais. Sendo os fluidos o veiculo do pensamento este actua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento como o ar nos traz o som " (Kardec, A Gênese.19.ed.,p281-283).
“Formas de exteriorização do pensamento”
.
Temos pensamento e vontade; (…)” (Emmanuel ,no livro Pensamento e Vida;8,ed.,p15,17). Pensamento e fé:”( André Luiz, no livro Nos domínios da mediunidade ,18.ed.,p.165)” Actuação do pensamento nos centros de força; (André Luiz, no livro Entre a terra e o céu, 13.ed.,p127). Velocidade do pensamento; “ (André Luiz, no livro. Acção e reacção, 16ed.,p70), pensamento e distância; (André Luiz. Nosso Lar, 21,ed.,p147). Pensamento virtude. (Emmanuel, no livro Pensamento e vida, 9.ed.,p129-130).
Conceito e características da Aura; (…) A aura è o espelho onde se vão reflectir todos os nossos estados de consciência, desde os mais abnegados rasgos de altruísmo até a mais degradante e objecta perversão moral; desde os clarões rutilantes do génio aos trémulos e vagos lampejos da embrionária intelectualidade do selvagem.”
(J.Freire; livro: da Alma humana, 2ed.,p205-206).
“Fotosfera psíquica, a nossa plataforma entretecida em elementos dinâmicos, atende à cromática variada, segundo a onda mental que emitimos, retratando-nos todos os pensamentos em cores e imagens que nos respondem aos objectivos e escolhas, enobrecedoras ou deprimentes. (…) André Luíz , em o livro Evolução em dois Mundos, 13.ed.,p129-130).
“O Fenómeno Luminoso”
"Atendimento de passes, sopro curador, alimentos, água
fluida para os dois mil enfermos que dormiam em pesadelos naquele pavilhão. Portanto trata-se de uma reunião de espíritos, numa cidade espiritual. “
“ A prece de Ismália “
A voz de Ismália penetrava-me o recesso do coração. Observando-a, por um momento, reparei que a esposa de Alfredo se transfigurara. Luzes diamantadas irradiavam de todo o seu corpo, em particular o tórax, cujo âmago parecia conter misteriosa lâmpada acesa. Em vista da ligeira pausa que imprimira à oração, observei a nós outros, verificando que o mesmo fenómeno se dava connosco, embora menos intensamente. Cada qual parecia, ali apresentar uma expressão luminosa, gradativa. As senhoras que acompanhavam Ismália estavam quase semelhantes a ela, como se trajassem soberbos costumes radiosos, em que dominava a cor azul. Depois delas, em brilho, vinha a luz de Aniceto, de um lilás surpreendente. Em seguida, tínhamos Alfredo, cuja luz era de um verde suave e sugestivo, sem grande esplendor. Depois dele vinham alguns servidores ostentando na fonte claridades sublimes, expressas em variadas cores, e, logo após, Vicente e eu, mostrávamos fraca luminosidade, a qual, porém, nos enchia de júbilo intenso, considerando que a maioria dos cooperadores em serviço apresentava corpo obscuro, como acontece na esfera carnal. (André Luiz o livro Os mensageiros, p.130).
Fizera Ismália nova pausa, agora mais longa. Enxaguei os olhos humedecidos de pranto. Suave calor, todavia, apossava-se-me da alma. E tão intensa era essa nova sensação de conforto, que interrompi a concentração em mim mesmo, a fim de olhar em torno. Fixando instintivamente o alto, enxerguei maravilhado, grande quantidade de flocos esbranquiçados, de tamanho variadíssimos, a caírem copiosamente sobre nós que orávamos, excepto sobre os que dormiam. Tive a impressão que eram derramados do céu sobre a nossa fronte, caindo com a mesma abundância sobre todos, desde Ismália ao último dos servidores. Não cabia em mim de admiração, quando novo fenómeno me surpreendeu. Os flocos leves desapareciam ao tocar-nos, começando porem, a sair de nossa fronte e do peito grandes bolhas luminosas, com a coloração da claridade de que estávamos revestidos, elevando-se no ar e atingindo as múmias numerosas. Ainda ai, reparava o problema da gradação espiritual. As luzes emitidas por Ismália eram mais brilhantes, intensas e rápidas, alcançando muitos enfermos de uma só vez. Em seguida, vinham as fornecidas pelas senhoras do seu circuito pessoal. Depois, tínhamos Aniceto, de Alfredo e dos demais. Os servos de corpo obscuro emitiam vibrações fracas, mas visivelmente luminosas. Cada qual, naquele instante de contacto com o plano superior, revelava o valor próprio na cooperação que podia prestar. (André Luiz no livro. Os mensageiros, p.132).
“ Penso não restar dúvidas pela acção do pensamento o passita pode irradiar a cor ou as cores que ele visualizar, somos o que pensamos não é? (Mas se ainda restam dúvidas vejamos!)
“Descrição de emanação de energia mental em outra reunião”
“Entrei cauteloso, sem despertar atenção na assembleia que ouvia,
emocionadamente, a palavra generosa e edificante de operoso instrutor da casa. Grande número de cooperadores velava atentos. E, enquanto o devotado mentor falava com o coração nas palavras, os dezoito companheiros encarnados demoravam-se em rigorosa concentração do pensamento, elevado a objectivos altos e puros. Era belo sentir-lhes a vibração particular. Cada qual emitia raios luminosos muito diferentes entre si, na intensidade e cor. Esses raios, confundiam-se à distância aproximadamente de sessenta centímetros dos corpos físicos e estabeleciam uma corrente de força, bastante diversa das energias da nossa esfera. Essa corrente não se limitava ao círculo movimentado. Em certo ponto, despejava elementos vitais à maneira de fonte miraculosa, com origem nos corações humanos que aí se reuniam. As energias dos encarnados casavam-se aos fluidos vigorosos dos trabalhadores do nosso plano de acção, congregados em vasto número, formando precioso armazém de benefícios para os infelizes, extremamente apegados ainda às sensações fisiológicas. Semelhantes forças mentais não são ilusórias, como pode parecer ao raciocínio terrestre, menos esclarecido quando às reservas infinitas de possibilidades além da matéria mais grosseira.” (p.12).
Face ao exposto e ainda estou só no começo o passe será só impor as mãos?
No passe não é só impor as mãos. Temos que ter cuidado com nosso pensamento. É bom que criemos o hábito de orar. Através do pensamento até podemos irradiar a cores, não devendo esquecer que o preto também é cor: Disse-nos Jesus "deixai brilhar a vossa luz”.” Porquê estudar se é só impor as mãos sobre a cabeça do nosso irmão?” (Esta acção não será por si só um ritual?)
“A distracção mental dos encarnados vista pelos espíritos”
“Comentários do instrutor Aniceto”
Entretanto, quem se diz concentrar, forçosamente se refere ao acto de congregar alguma coisa. Ora, se os amigos encarnados não tomam a sério as responsabilidades que lhes dizem respeito, fora dos recintos, da prática espiritista, se, porventura, são cultores da leviandade, da indiferença, do erro deliberado e incessante, da teimosia, da inobservância interna dos concelhos de perfeição cedidos a outrem, que poderão concentrar nos momentos fugazes de serviço espiritual? Boa concentração exige vida recta.
“Por isso vos digo: Quando orardes, crede que obtereis o que pedis e assim sucederá, Jesus" (Marcos, 11,24).
Oração e vigilância
O “ orai e vigiai “ de Jesus é roteiro seguro para a preservação da integridade espiritual dos seres humanos, em todos os processos obsessivos, uma vez que a obsessão, atingindo-o com mais profundeza os escaninhos da mente, causar-lhe-á o desequilíbrio. (Martins Peralva. o livro Mediunidade e Evolução cap.25,p.177).
“O passe nem sempre é uma oração. A oração, porém, é sempre um passe, um auto passe “ Roque Jacinto no seu livro “ Passes e Passitas.”
E o que nos diz Kardec? “ A prece, que é um pensamento, quando fervorosa, ardente, feita com fé, produz o efeito de uma magnetização, não só chamando o concurso dos bons Espíritos, mas dirigindo ao doente uma salutar corrente fluídica.”
“E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. (...). E orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”
Novo testamento livro de Tiago cap.5-vers.,13-15
“Algumas das curas efectuadas por Jesus”
Cura de um surdo e gago de Decápolis
E trouxeram-lhe um surdo que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E ele, tirando-o a parte, de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua, e levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efata; isto é abre-te. Logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da sua língua se desfez, e falava perfeitamente. Novo Testamento livro de S Marcos cap.7,vers.32-35.
Os dois cegos de Jericó
E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamavam, dizendo: Senhor, Filho de David, tem misericórdia e piedade de nós! E Jesus parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles; Senhor, que os nossos olhos sejam abertos. Então, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram. Novo testamento, livro de S.Mateus. Cap.20,vers.29-34.
“ Cura de um cego de nascença “
E, passando Jesus, viu um cego um homem cego de nascença. Enquanto estou no Mundo sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a sua saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe. Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois e lavou-se, e voltou vendo. Novo testamento, livro de S.João.cap.9,vers.1-7.
Voltando há questão da imposição de mãos como única formula de doação fluídica, porque Jesus curava assim. O Mestre amado não curava somente através da imposição das mãos, mas por todos os meios conforme os acima citados e não só:
“ Então lhes tocou os olhos e disse:”Faça-se convosco assim como credes!”( Mateus ,9:29).
“Jesus teve pena deles e tocou-lhes os olhos. E no mesmo instante viam, e o foram seguindo “ (Mateus, 20:34).
“Mestre suplicou o cego, faz com que eu veja!”Disse-lhe Jesus:”Vai que a tua fé te curou.”No mesmo instante via, e o foi seguindo pelo caminho “ (Marcos, 10:51-52).
“Jesus inclinou-se sobre ela e deu ordem à febre: e a febre deixou-a (Lucas, 4:39).
“Jesus punha as mãos sobre deles e curava-os”(Lucas, 4-41).
" Chegou-se a ele por detrás e tocou-lhe a borla do manto e no mesmo instante cessou o fluxo de sangue “ (Lucas, 8:44).
“Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.”-Jesus. (Marcos, 9:29)
Oração – sintonia com os Planos Superiores.
Jejum-abstenção e superação dos vícios
Programação para todo o espírita. Preparação permanente para aqueles que trabalham nas lides desobsessivas.
“Vejamos alguns exemplos de como os discípulos exerciam este poder”
1º “Deus operava milagres extraordinários por meio de Paulo. Até lenços e aventais que ele usara eram aplicados aos enfermos, e as moléstias fugiam deles e os espíritos malignos saíam” (Actos, 19:11-13).”Já não sou eu que vivo mas o Cristo que vive em mim”.
“Também alguns dos exorcistas judeus, que percorriam o país, tentaram invocar o nome de Jesus sobre os endemoninhados, dizendo:”Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo anuncia.”Quem isto praticava eram os sete filhos de um tal Ceva, sumo-sacerdote judeu. O espírito maligno, porem, replicou-lhes: “Conheço a Jesus, sei quem é Paulo; mas vós quem sois?” E com isto o homem possesso de espírito maligno investiu contra eles, subjugou dois deles e a tal ponto lhes fez sentir o seu poder que, nus e feridos tiveram de fugir daquela casa “ (Actos, 19:13;16).
Observemos agora outra passagem no livro de (Lucas 9:49;50. E, respondendo João disse Mestre, vimos um que, em teu nome, expulsava os demónios, e lho proibimos, porque não segue connosco. E Jesus lhes disse: não o proibais, porque, quem não é contra nós é por nós.
“Conforme podemos constatar o ascendente moral esse é que importa “
“Assim como o Cristo disse:” Não vim destruir a lei, porém cumpri-la “, também o Espiritismo diz:”Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução.” Nada ensina em contrário ao que o Cristo ensinou”.
“ O Cristo Jesus como podemos constatar nos textos acima nunca criou ritual”
“ Note-se os ensinos acima referidos foram retirados do “Livro de passes de Jacob de Melo; O livro curso de Passe, Editora Auta de Sousa; O Livro Desobsessão por Corrente Magnética, da Editora Auta de Sousa; o Livro Obsessão e desobsessão de Suely Caldas Schubert.”Cujas referencias são feitas aos diversos livros de Chico Xavier e da própria codificação de Allan kardec.“Bem como da própria Bíblia.
Os Espíritos esclarecem: “A prática do bem pode assumir as fórmulas mais diversas. Sua essência, porém, é sempre a mesma diante do Senhor.” (Emmanuel, O Consolador, perg.100).
"Cura de um homem que tinha uma das mãos mirradas "
E os escribas e fariseus atentavam nele,se o curaria no sábado,para acharem de que o acusar.Mas ele bem conhecia os seus pensamentos;e disse ao homem que tinha a mão mirrada:Levanta-te fica de pé,no meio.E levantando-se ele,ficou em pé.Então Jesus lhes disse:Uma coisa vos hei-de perguntar:é lícito nos sábados fazer bem,ou fazer mal?Salvar a vida ou matar?E, olhando para todos em redor,disse ao homem:Estende a tua mão .Ele assim o fez,e a mão lhe foi restituída sã como a outra :E ficaram cheios de ira ,e uns com os outros conferenciavam sobre o que fizera Jesus.E eu pergunto?É lícito aplicarmos o conhecimento de técnicas e processos magnéticos que os mentores Espírituais nos trouxeram através da psicógrafia de Chico Xavier nos livros abaixo citados para auxiliar os nossos irmãos?Se não é lícito porquê a Espiritualidade trouxe esse conhecimento ,será que foi para distrair o nosso irmão Chico Xavier,ou será que,estamos como os escribas e fariseus?Jesus perante o insucesso dos discipulos,não lhes disse vós não conseguintes curar porquê o seu carma não o permitiu,mas lhes disse por causa da vossa pouca fé,esta casta só sai com oração e jejum ou será que não sabemos o que isto quer dizer ?Depois de os curar dizia-lhes vão e não pecam mais para que não lhes suceda pior."Fora da caridade não há salvação"
“Vendo Jesus que o povo se aglomerava cada vez mais numeroso, ameaçou ao espírito impuro dizendo: espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e não tornes a entrar nele!”Por entre gritos e violentas convulsões saiu dele “ (Marcos, 9:25-26).
Segundo Kardec, para que ocorra o tratamento das afecções obsessivas (individuais ou colectivas), è necessária uma tríplice acção:
1ºA acção fluídica liberta o perispírito do doente da pressão do espírito Malévolo;
2ºO ascendente moral exercido sobre este ultimo pela autoridade que sobre ele dá a autoridade moral;
3ª Influencia moralizadora dos conselhos que se lhes dá.
O Codificador nos ensina:
“ E muito comum a faculdade de curar pela influência fluídica e pode desenvolver-se por meio de exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, essa é rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional.” (a Génese, cap.14,item34)
“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento, instrui-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; (…).”.
No dizer de Emanuel, Jesus nos deu a primeira lição. Estudando e praticando chegaremos a outras lições; hoje, a nós ministradas pelos Espíritos, ou às grandes vozes do céu.”
Em o Novo Testamento no livro de João cap.14vers -14. Nos diz o seguinte.
“ Em verdade em verdade, vos digo: Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará obras maiores que esta.”
Que faríamos nós se alguém na casa espírita cura-se cuspindo? Decerto falaríamos na falta de higiene que as técnicas não são espíritas, mas o que diria o cego se volta-se a ver! Daria Glória a Deus, raros seriam os espíritas que diriam este médium crê em Deus, estuda e aplica os ensinos dos espíritos. A sua boca deve ser Santa. Para que os espíritos o assistam desta maneira.
“Técnicas de sopro”
Vejamos as elucidações de (André Luiz. no livro Os mensageiros, 25,ed.104-105). Psicografia;
Francisco cândido Xavier. (…) O sopro curador, mesmo na Terra, é sublime privilégio do homem. No entanto, quando encarnados, demoramo-nos muitíssimo a tomar posse dos grandes tesouros que nos pertencem (…) Quem pudesse compreender, entre as formas terrestres, toda a extensão deste assunto, poderia criar o mundo os mais eficientes processos soproterápicos. (…)
-Como o passe, que pode ser movimentado pelo maior número de pessoas, com benefícios apreciáveis, também o sopro curativo poderia ser utilizado pela maioria das criaturas com vantagens prodigiosas. Entretanto, precisamos acrescentar que, em qualquer tempo e situação, o esforço individual é imprescindível. (…). Nos círculos carnais, para que o sopro se afirme suficientemente, é imprescindível que o homem tenha o estômago sadio, a boca habituada a falar bem, com abstenção do mal, e a mente recta, interessada em auxiliar. Obedecendo a esses requisitos, terrenos o sopro calmante e revigorador; estimulante e curativo. Através dele, poder-se-á transmitir, também na Crosta, a saúde o conforto e a vida. (…) No plano carnal, toda boca, santamente intencionada, pode prestar apreciáveis auxílios divinos, transmitindo fluidos vitais de saúde e reconforto.”
Como deve ser recebido e dado o passe?
Emmanuel responde a está pergunta no livro O Consolador (perg.99).” O passe poderá obedecer à formula que forneça maior percentagem de confiança, não só do que dá como a quem o recebe. Devemos esclarecer, todavia, que o passe é a transmissão de uma força psíquica e espiritual, dispensando qualquer contacto físico na sua aplicação.”
Incorporação durante o passe
Do paciente – Roque Jacinto diz-nos: “O momento do passe, pois, não é o de evocação.
“Não é o de doutrinação dos desencarnados.
”Não é o de orientação formal ao enfermo
André Luís também reportou: “Interromper as manifestações mediúnicas no horário de transmissões do passe curativo.
”Pois disciplina é a alma da eficiência”.
(O livro Conduta Espírita).
Quando o paciente trouxer o hábito de manifestações indisciplinadas caberá ao passita leva-lo a desconcentrar-se.
Utilizam-se os espíritos de Técnicas e processos magnéticos, durante os trabalhos que desenvolvem?
Porque, se as utilizarem, não há por que não as empregarmos também.
1ª.” (…) Anacleto assumiu nova atitude, dando-me a entender que ia favorecer suas expansões irradiantes e, em seguida, começou a actuar por imposição. (…). Foi então que o magnetizador espiritual iniciou o serviço mais activo do passe, alijando a maligna influência. Fez o contacto duplo sobre o epigastro, erguendo ambas as mãos e descendo-as, logo após, morosamente, através dos quadris até os joelhos, repetindo o contacto na região mencionada e prosseguindo nas mesmas operações por diversas vezes.” (Missionários da Luz, p, 330).
2º.”Anacleto continuou de pé aplicou-lhe um passe longitudinal sobre a cabeça, partindo do contacto simples e descendo a mão, vagarosamente, até à região do fígado. (…).” (Missionários da luz, p.330)
3º.”Logo após, muito cuidadosamente, actuou por imposição de mãos sobre a cabeça da enferma, como se quisesse aliviar-lhe a mente. Em seguida aplicou passes rotatórios na região uterina.” (Missionários da Luz, p, 332).
4º.”Clarêncio, porem, submeteu-a a passes magnéticos de longo curso, prometendo que a medida se faria seguir das melhoras necessárias.” (Entre a terra o Céu, 12,ed.,p189).
5º.”Jerónimo, (…). Começou aplicando passes de restauração ao sistema de condução do estímulo, (…). Em seguida, forneceu certa quantidade de forças ao pericárdio, (…). Logo após, meu orientador magnetizou, longamente, a zona em que se localizava o tumor (…).”Obreiros da vida Eterna, 21.ed.,p262).
6º.” A Entidade compassiva, utilizando-se da técnica longitudinal com pequenas variações, demonstrando, porém, profundo conhecimento dos centros de força, no corpo e no perispirito, operou, dispersando, a principio, as construções mentais perniciosas e desencharcando-lhe o psiquismo de fluidos prejudiciais, para, logo após, recompor-lhe o equilíbrio, mediante a doação de energia, facilmente assimilada pelo organismo.” (Loucura e Obsessão, 2.ed.,p65).
7º.”A Benfeitora (Irmã Angélica) aplicou-lhe passes longitudinais. Detendo-se mais na área do epigastro e, em poucos segundos, ele se exteriorizara, denotando as sensações traumatizantes que o acto produzira no corpo, alcançando os tecidos subtis do Espírito pelo processo automático da acção – reacção.” (Painéis da Obsessão, p.41).
8º.”Atentos às instruções do Orientador Espiritual, acercamo-nos do sofredor em desvario e aplicamos-lhe passes cuidadosos, anestesiantes.” (Grilhões Partidos, 3ed.,p143).
9º.”Como o passe, que pode ser movimentado pelo maior número de pessoas, com benefícios apreciáveis, também o sopro curativo poderia ser utilizado pela maioria das criaturas, com vantagens, prodigiosas.”( Os Mensageiros ,17.ed.,p.105).
10º.”Quando oportuno, adicionar o sopro curativo aos serviços do passe magnético, bem como o uso da água fluidificada, do auto passe, ou da emissão de forças socorristas, a distancia, através da oração. O bem eterno é bênção de Deus à disposição de todos.” (Conduta Espírita, 12.,p104).
"Todos estes itens são de livros psicografados por Francisco Cândido Xavier ,um homem cujo sobrenome :é o amor , a sua vida foi e será sempre um exemplo para todos os médiuns ,será que os livros não prestam?Mas se são bons para que estes ensinos dos espirítos ?"Quanta falta faz o estudo meu Deus ".
“Uso dos passes dispersivos no Mundo Espiritual”
Citações do espírito Filomeno de Miranda: “A Mensageira aplicou-lhe passes de dispersão fluídica, desintoxicando-o, numa tentativa de arranca-lo do estado de hibernação profunda, no qual se recolhera buscando esconder-se da própria consciência.” O livro de Divaldo Pereira Franco “O Despertar de Aderson.”
Outra ainda:” A princípio com movimentos rítmicos e em direcção longitudinal, desembaraçou o enfermo das energias absorvidas e dos miasmas venenosos que lhe empestavam o organismo,como a desintoxicar as células, facilitando-lhes a remoção. Foram mais cuidadosamente atendidos os centros coronário, cardíaco e gástrico, que exteriorizavam coloração escura e fluido pastoso, letal. Em seguida, passou a transferir-lhe as forças restauradoras, mediante a imposição das
Mãos nas referidas áreas que, lentamente foram absorvendo energia salutar e mudando de cor, irradiando para todo o corpo as vibrações de reequilíbrio. Logo após, foi magnetizada a água, que lhe foi oferecida em pequena dose e se encerrou o labor da caridade fraternal.”
“ A Distancia e a Velocidade “
a) Quanto mais perto (dos limites da aura) passarmos as mãos, mais energéticos, mais activantes serão os passes;
b) Quanto mais distantes mais calmantes serão os efeitos;
c) Quanto mais lentos, mais concentrados de fluidos; e
d) Quanto mais rápidos mais dispersivos.
“A importância do Dispersivo”
“É indispensável que seja feita uma dispersão, a qual corresponderia à anti-sepsia hospitalar. Disso tudo ressalta-se que, quase sempre, antes da aplicação efectiva do passe, é necessário um dispersivo pois dessa forma se eliminara (ou se reordenara), no paciente, uma camada fluidica nociva que lhe está agregada, com isso facilitando o acesso das energias renovadas do agente doador. Por sua vez restará uma percepção mais táctil”. Mais palpável” do foco de desequilíbrio quando actuando de um “tato-magnético “ procedido de um dispersivo. Michaelus in “Magnetismo Espiritual”.
“ O Passe a Distância “ (Irradiações).
“Jesus também fez curas a distância:” Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.”Vai, disse-lhe Jesus teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.”Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o filho vivia.”Então indagou deles a hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem a hora sétima a febre o deixou.”Com isto reconheceu o pai ser aquele precisamente a hora em que Jesus lhe disse: Teu filho vive; e creu ele e toda A sua casa.”
(João, cap.4 vers., 49-53).
“Ensina Martins Peralva que “ No passe a distância, que é uma modalidade de irradiação, o médium, sintonizando-se com o necessitado, a distância, para ele canaliza igualmente fluidos salutares e benéficos.”E continua:” nas chamadas “sessões de irradiação “, os doentes são beneficiados á distância, não somente em virtude dos fluidos dirigidos conscientemente pelos encarnados, como pelos energias extraídas dos presentes, pelos cooperadores espirituais (…)”.
“ O Prâna colorido pelo pensamento do emissor pode ser projectado a pessoas ausentes (…) e dessa forma se podem obter curas “ (Yogue Ramacháraca).
“A cura prânica a distância é semelhante à cura prânica realizada perto do paciente “., tal como diz a máxima esotérica de que “A energia segue o pensamento” (Choa Kok Sui) “Cura prãnica à distancia”.
“Um caso de cura à distância ocorrido recentemente no Cenáculo Espírita Isabel de Aragão”
Uma menina no Canada de 3 anos que nunca falou, filha da sobrinha duma trabalhadora do Cenáculo, encontrava-se inclusive a fazer terapia da fala sem os menores resultados e os médicos sem saber o que fazer. Inclusive tinha que integrar uma escola especial, os Médicos apôs terem feito uma serie de exames, associaram o problema da menina ao parto que tinha ocorrido com dificuldades A médium pediu os dados da menina a fotografia e falou com a nossa irmã e disse-lhe que o caso é de origem espiritual, a avó da parte do pai faleceu, e encontra-se junto á menina, esta diz não saber se tal havia sucedido, fala com a sobrinha facto confirmado, a senhora tinha falecido pouco tempo antes de a menina nascer. Os trabalhos de irradiação começam a ser feitos no Cenáculo, em favor da menina e da avó que tinha partido, quando para espanto dos pais a menina começa a falar, hoje encontra-se numa escola normal, perfeitamente integrada.
“ Vibrações Mentais fluidas e Choque Anímico”
“Isto se compreende tanto melhor quando o poder dos fluidos está em relação directa
Sabemos ainda que uma descarga fluídica feita sobre um obsessor por vários espíritas, por meio da cadeia magnética, pode romper o laço fluídico que o liga ao obsessor e torna-se para este último um remédio moral muito eficaz, provando-lhe a sua impotência.
“André Luiz e a Questão das Mãos “
“Cadeia magnética formada com o contacto das mãos”
André Luiz nos apresenta uma reunião de desobsessão onde serão atendidos vários espíritos rebeldes, difíceis, violentos alguns. Assim descreve ele o seu espanto:”Observei que muitos servidores de nossa esfera (espiritual) mantinham-se de mão dadas, formando extensa corrente protectora da mesa consagrada aos serviços da noite. O quadro era para mim uma novidade. Alexandre, porém, explicou-me discreto:” Trata-se da cadeia magnética necessária à eficiência de nossa tarefa de doutrinação. Sem essa rede de forças positivas que opera a vigilância indispensável, não teríamos elementos para conter as entidades perversas e recalcitrantes.” (…) Sentindo agora, o ambiente em que se achava. Marinho quis recuar, mas não pôde. A fronteira vibratória estabelecida pelos nossos colaboradores, a reduzida distância da mesa da fraternidade, impediu-lhe a fuga.”
“As Mãos como Aparelho de Recepção”
Desejava investigar mais a fundo as impressões que lhe assaltavam o campo físico, e observei-lhe, então, todo o busto, inclusive braços e mãos. Sob vigorosa onda de força, (…).” Livro Domínios da Mediunidade p.47).
“O Instrutor Áulos conclui:
“Tais estímulos (recepção vibratória) se expressam ainda pelos mecanismos das mãos e dos pés, ou pelas impressões dos sentidos e dos órgãos, que trabalham a feição de guindastes e condutores, transformadores e analistas, sob o comando da mente.” (p.50)
Isto se compreende tanto melhor quando o poder dos fluidos está em “relação directa com o adiantamento moral daquele que o emite.”
O “choque anímico tem a sua razão de ser e quanto a isso, devemos louvar o pioneirismo de Edgar Armond. O Espírito Felinto, destacado para atender os espíritos obsessores que vinham ao tratamento,”retirando-os da ociosidade ou da exploração viciosa aos semelhantes ainda domiciliados no corpo físico “disse:”Aplicamos-lhes o choque anímico, antes de outras providências.”-Choque anímico?! (…) (perguntou, espantado, o Philomeno).”.(…) Da mesma forma que, na terapia de electrochoque, aplicada a pacientes mentais, os espíritos que se lhes imantam recebem a carga de electricidade, deslocando-se com certa violência dos seus hospedeiros, aqui aplicamos, através da psicofonia atormentada, que preferimos utilizar com o nome de incorporação, por parecer-nos mais compatível com o tipo de tratamento, empregado, e colhemos resultados equivalentes.
“ O Passe de Pasteur “
Busquemos as obras do engenheiro “Edgard Armond ou de Moarcyr Petrone”. “Os passes padronizados foram criados sob a orientação dos Espíritos Benfeitores, de acordo com os conhecimentos científicos do corpo físico e do corpo espiritual,”Para cada” Casa deve-se estudar a sua adequação sob a orientação do Plano Espiritual Superior “,
.
Por sua vez, Edgard Armond diz:” Os trabalhos denominados de Pasteur “ criados para isso na Federação Espírita d S.Paulo, são uma aplicação do processo (de cura) e os resultados têm sido bons.”.
“ A Água Fluidificada “
Lugares não recomendados
Quase fazendo coro à ultima citação de Michaelus, André Luiz nos adverte para se “Proibir ruídos quaisquer, baforadas de fumo, vapores alcoólicos, tanto quanto ajuntamento de gente ou presença de pessoas irreverentes e sarcásticas nos recintos para assistência e tratamento espiritual”.Pois “De ambiente poluído, nada de bom se pode esperar “. Waldo Vieira. (Conduta Espírita)
O lar não é recomendado para se fazer tratamento fluídico, notadamente quando se trata de problemas obsessivos. Nos lembra Suely Caldas Schubert. (obsessão e desobsessão).
“Fluidificação ou magnetização da água”
“A fluidificação da água deve ser sempre realizada no ambiente dedicado ao passe.Quanto à fluidificação pode ser realizada espiritualmente ou através de um passita com equilíbrio, físico e espiritual.
(Gurgel, (O passe espírita, p.126-127).
“ A Água no plano espiritual”
Na Terra quase ninguém cogita seriamente de conhecer a importância da água. Em “ Nosso lar “, contudo, outros são os conhecimentos. Acontece, porem, que só os Ministérios da União Divina são detentores do maior padrão de Espiritualidade Superior, entre nós, cabendo-lhes a magnetização geral das águas do rio Azul, a fim de que sirvam todos os habitantes do” Nosso Lar”.
(…) o mar equilibra-lhe a morada planetária , o elemento aquoso fornece-lhe o corpo físico ,a chuva dá-lhe o pão ,o rio organiza-lhe a cidade ,a presença da água oferece-lhe a bênção do lar e do serviço ; entretanto, ele sempre se julga o absoluto dominador do mundo, esquecendo que é filho do Altíssimo, antes de qualquer consideração. Virá tempo, contudo em que copiara nossos serviços, encarecendo a importância dessa dávida do Senhor: Compreenderá, então que a água, como fluido criador, absorve, em cada lar: as características mentais de seus moradores. A água no mundo, meu amigo, não somente carreia os resíduos dos corpos, mas também as expressões da nossa vida mental. Será nociva nas mãos perversas. Útil nas mãos generosas e, quando em movimento, sua corrente não só espalhara bênçãos de vida, mas constituirá igualmente um veículo da Providência Divina, absorvendo amarguras, ódios e ansiedades dos homens, lavando-lhes á casa material e purificando-lhes a atmosfera íntima “ André Luiz, Nosso Lar, 21.ed,p.61-63). Meditando no texto acima poderemos compreender melhor o porquê da não fluidificação da água no lar, sobretudo a criaturas com problemas obsessivos.
“Busquemos o Codificador; nos diz ele que na mudança das propriedades da água, por obra da vontade,” O Espírito actuante é o do magnetizador, quase sempre assistido por outro espírito. Ele agora opera uma transmutação por meio do fluido magnético que (…) é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica, ou elemento Universal. Ora, desde que ele pode operar uma modificação nas propriedades da água, pode também produzir um fenómeno análogo com os fluidos do organismo, donde o efeito curativo da acção magnética, convenientemente dirigida “
“Dona Antonina colocou sobre a toalha muito alva dois copos de água pura ,tomou um exemplar do Novo Testamento e sentou-se .A dona da casa repartiu com os pequenos alguns cálices de água cristalina que Hilário e eu magnetizáramos (…)”
André luiz , Entre a terra e o céu,13,ed.,p.37-41).
Muitos companheiros espíritas reportam-se a fluidificação das águas nos lares a partir do texto acima mencionado, só que se esquecem que isto exige vida recta e a observância do evangelho nas suas vidas, não é para quem chega ao centro com problemas graves, (fumadores, alcoólicos, drogados e criaturas com graves problemas obsessivos) André Luiz,( Nos reporta em texto acima já mencionado de ambientes poluídos nada de bom se pode esperar).
“O Apostolo Paulo nos diz tudo nos é licito mas nem tudo nos convêm”
“ O C.E.I.A. esclarece; não temos médiuns a nos trazer receituários através dos espíritos muito menos passes a cores, mas nos cursos de passes efectivados nesta Casa, esclarecemos que tudo está na acção do pensamento, podemos irradiar a cores, o que quisermos e o perigo que se corre quando os trabalhadores se ausentam, através dele, “ o pensamento “ daí que sem estudo as criaturas estagnam, por isso os que não estudam não trabalham no Cenáculo.”
Emmanuel (Missionários da Luz, prefacio):” Se a leitura te assombra, se as afirmativas do mensageiro te parecem revolucionárias, recorre à oração e agradece ao Senhor o aprendizado, pedindo-lhe que te esclareça e ilumine, para que a ilusão não te retenha em suas malhas. Lembra-te de que a revelação da verdade é progressiva. (…).
“ A Verdadeira crítica “
Allan kardec, em o livro dos Médiuns “A verdadeira crítica deve produzir provas não somente de erudição como também de um saber profundo acerca do objectivo de que se trata, de um julgamento e de uma imparcialidade a toda a prova; (…).”
Adverte-nos quanto à necessidade de estudo:”mas então, quando não se tem tempo de estudar uma coisa, que não se fale dela e ainda menos não a julguem se não querem ser acusados de leviandade; ora, se ocuparmos um lugar na ciência, menos seremos desculpados por tratar levianamente de um assunto que não conhecemos.”
“ Templos do Amor e da Fraternidade ou Meros Clubes”
Um Centro Espírita onde as vibrações dos seus frequentadores, encarnados ou desencarnados, irradiem de mentes respeitosas, de corações fervorosos, de aspirações elevadas; onde a palavra emitida jamais se desloque para futilidades e depreciações; onde, em vez do gargalhar divertido, se pratique a prece; em vez do estrépito de aclamações e louvores indébitos se emitam forças telepáticas à procura de inspirações felizes; e ainda onde, em vez de cerimonias ou passa tempos mundanos, cogite o adepto da comunhão mental com os seus mortos amados ou os seus guias espirituais, um Centro assim, fiel observador dos dispositivos recomendados de inicio pelos organizadores da filosofia espírita, será detentor da confiança da Espiritualidade esclarecida, a qual o elevara à dependência de organizações modelares do Espaço, realizando-se então, em seus recintos, sublimes empreendimentos, que honrarão os seus dirigentes dos dois planos da Vida.Sòmente esses, portanto, serão registados no Além-Túmulo como casas beneficentes, ou templos do Amor e da Fraternidade, abalizados para as melindrosas experiencias espíritas, porque os demais, ou seja aqueles que se desviam para normas ou práticas extravagantes ou inapropriadas, serão, no Espaço, considerados meros clubes onde se aglomeram aprendizes de o espiritismo em horas de lazer. (Dramas da Obsessão, p.146).
“O Espiritismo é Cristianismo Redivivo”
Como eram formadas as primitivas Igrejas do Cristianismo e como eram os homens que há frente delas se encontravam? No dizer do Apostolo Paulo os ministros de Deus, tinham que ser irrepreensíveis, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado a vinho, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado; não contencioso, não avarento. Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. (porque se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da Igreja de Deus?)
Jesus em o livro de S.Mateus cap23:23-24.
"Aí de vós escribas e fariseus , hipócritas !pois que dizimais a hortelã ,o endro e o caminho desprezam o mais importante da lei , o juízo , a misericórdia e a fé ; deveis , porém , fazer estas coisa , e não omitir aquelas .Condutores cegos!Que coais um mosquito e engolis um camelo".
Nota: As imagens acima exibidas não são propriedade do C.E.I.A. Foram retiradas do google, se estiverem infrigir direitos de autor, contacto-nos, retiraremos as devidas imagens.