quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Carta de Públio Lêntulo a Tibério César


"Carta de Públio Lêntulo a Tibério César"


Soube , ó César , que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te . Há aqui um homem,chamado Jesus Cristo a quem o povo chama Profeta e os seus discípulos afirmam ser o filho de Deus . Realmente, ó César, todos os dias chegam notícias das maravilhas deste Cristo : ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda a Jerusalém . Belo e de aspecto insinuante, é uma figura tão majestosa que todos o amam irresistivelmente . O rosto moreno ,com uma barba espessa dividida ao meio, é de uma beleza incomparável .O olhar é profundo e grave,e as pupilas são dois raios de sol . Ninguém pode fitar-lhe o rosto deslumbrante . É o mais belo homem que imaginar se pode, muito semelhante a sua mãe, a mais bela figura de mulher que jamais por aqui se viu . Diz-se que ninguém o viu rir. Algumas vezes o têm visto chorar . Quando repreende, apavora . quando adverte,chora . Na conversação é amável com todos . Se Tua Majestade , ó César deseja vê-lo , avisa-me , que eu logo to enviarei . Nunca estuda e sabe todas as ciências . No dizer dos hebreus nunca se ouviram conselhos semelhantes , nem tão sublime doutrina como a que ensina este Cristo . Muitos judeus o têm por divino e crêem nele. Também muitos o acusam a mim , dizendo , ó César , que ele é contra tua Majestade porque afirma reis e vassalos serem todos iguais diante de Deus . Ando apoquentado com estes hebreus , que pretendem convencer-me de que ele nos é prejudicial . Os que o conhecem e a ele têm recorrido afirmam que só têm recebido benefícios e saúde . Estou pronto ó César, a obedecer-te e cumprirei o que me ordenares . Vale .

Públio Lêntulo

( De jornal italiano " La Difesa . )

Sem comentários:

Enviar um comentário