Haverá Reencarnação à luz da Bíblia?
Análise da Bíblia Sagrada, com base nos seguintes Textos:
- “Bíblia Sagrada”, Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida
- Obras de Allan Kardec
“Fé raciocinada é aquela que enfrenta a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”
1º Parte
S. João Cap 1 vers:
_14 E o verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai. Cheio de graça e de verdade.
2ª Epístola do Apóstolo S. João.
_7 Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
Hoje o esclarecimento dado pelos espíritos que são os mensageiros do Senhor, veio abrir os horizontes e trazer luz às dúvidas que havia por esclarecer. E o “maldito do Diabo”, que tantos temem, compreendo hoje, que somos precisamente nós, quando praticamos o mal. E que Diabos somos por vezes, meu Deus! Quer por ignorância às leis Divinas, ou por rebeldia, o nosso comportamento tantas e tantas vezes se confunde com o do “senhor dos infernos”. O livre arbítrio, vai-nos propiciar à escolha, a sementeira é livre mas a colheita é sempre obrigatória. A dor que nos parece ser um grande mal faz-nos começar a busca em torno da felicidade para a qual estamos fadados. Quando compreendemos que os males que fazemos aos outros, nos fazem mal a nós próprios, começa aí a nossa caminhada para a luz e rumo à perfeição. Jesus nos disse sede perfeitos tal como nosso Pai o é.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
Analisando as
escritura sagradas:
Do livro 1, Reis no Cap18 no reinado do Rei Acab no versículo:
_21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se ao Senhor se a que é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém,o povo não lhe respondeu nada.
_ 22 Então disse Elias ao povo: Eu, só, fiquei, por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.
_23 Dêem-se-nos, pois dois bezerros, e eles escolham para si, um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém, não lhe metam fogo; e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
_24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor: e há-de ser que, o deus que responder por fogo, esse será Deus. E todo o povo respondeu, e disseram; É boa esta palavra.
_26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah, Baal, responde-nos! Porém, nem havia voz, nem quem responde-se: e saltavam sobre o altar que se tinha feito.
_29 E sucedeu que, passado, o meio - dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse: porém, não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
_30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim.E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor, que estava quebrado.
_31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacob, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.
_33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
_34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o haloucastro e sobre a lenha. Disse ainda: fazei-o segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez;
_35 De maneira que a água corria ao redor do altar: e ainda até ao rego encheu de água.
_37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu, Senhor és Deus, e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.
_38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holoucastro, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
_39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
_40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles. E Elias os fez descer ao ribeiro de Kison, e ali os matou.
Com Moisés: “olho por olho dente por dente” lei moisaica.
Note-se que a Lei moisaica nada tem a ver com a lei de Deus, foi uma lei instituída por Moisés para um povo que ainda se encontrava num estado rebelde e vingativo e por isso necessitava de leis mais duras.
Lei dada por Deus a Moisés em livro de levítico cap 19 vers:
_18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo, como a ti mesmo: Eu sou o Senhor.
Lei dada por Deus a Moisés no monte de Sinai, mais conhecida como os 10 Mandamentos.
Das Leis imutáveis de Deus: 5º mandamento “Não matarás”
Com Jesus:
“Amarás a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”
Jesebel ameaça Elias
Livro de 1 Reis Cap 19 vers:
_1 E Acab fez saber a Jesebel tudo quanto Elias havia feito, e como, totalmente, matara todos os profetas à espada.
_2 Então Jesebel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses outro tanto, se decerto, amanhã, a estas horas, não puser tua vida como a de um deles.
_7 E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.
“Elias foge para o monte de Herobe”
Livro de 1 a Reis Cap 19 vers:
_9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite: e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
_10 E ele disse tenho sido muito zeloso pelo Senhor dos Exercitos, porque os filhos de Israel deixaramos teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.
_11 E Ele lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte, perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas, diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento e depois do vento um terramoto; também o Senhor não estava no terramoto.
_12 E depois do terramoto um fogo; porém, também, o senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada.
_13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias envolveu o seu rosto na sua capa e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna: e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui Elias?
_14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos exercitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
_15 E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho, para o deserto de Damasco; e vem, e unge a Hazael, rei sobre a Síria.
_16 Também a Jeú, filho de Nimsi, ungirás, rei de Israel: e também a Eliseu, filho de Safat de Abel-meola, ungirás profeta, em teu lugar.
Como podemos observar, a interrogação de Deus a Elias foi, que fazia ele ali? Era uma prova evidente do desagrado do Senhor relativamente ao que Elias tinha feito, às suas opções e ao caminho que tomou. Certamente que Deus sabia porque Elias se encontrava ali, pois foi um mensageiro seu que o pôs a salvo. O zeloso e o extremamente zeloso, demonstra consciência de culpa do acto cometido. É a fé cega que leva o homem a cometer crimes em nome de Deus, pensando estar a servi-lo. Como fica evidente nesta passagem bíblica, Deus manda ungir Eliseu no lugar de Elias. A leitura cuidada deste texto leva-nos ainda concluir que em nenhum momento Deus leve a que Elias cometa tal crime. Elias era provavelmente, um poderoso médium de efeitos físicos, que efectuou diversas curas, temente a Deus, mas cujo orgulho falou mais alto quando viu que Deus respondeu ao seu apelo.
Mas, comparemos:
ELIAS ============ | JOÃO BATISTA ============ |
Profetizou em tempos de apostasia O excesso de zelo que não é mais que fanatismo, levou Elias a Matar à espada 450 profetas de Baal. | Profetizou em tempos de apostasia Profetizou para aproximar o povo de Deus Vestia-se com roupa de pele de ovelhas Herodes temia de João Baptista. Salomé, orientada por sua mãe Herodias, pediu a vida de João Baptista. Pregava sobre o arrependimento e castigo, não fez curas. Morreu pela espada |
Mas seria necessário, pela lei de Causa – Efeito, que João Baptista morresse pela espada? Diz-nos Jesus que o amor cobre uma multidão de pecados e o espírito Joana de Ângeles, através do médium Divaldo Pereira Franco, diz-nos que só se apaga o mal que fizemos com o bem que façamos. O que não fazemos pelo amor, pagamos com a dor.
E segundo a Bíblia? Podemos encontrar a resposta em 1 Pedro Cap 4 vers:
_8 Mas sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá uma multidão de pecados.
Morreu pela espada
“A sua cabeça foi degolada na prisão.”
Vemos o reencontro destes espíritos não afins para que através do esquecimento do passado se possam harmonizar. Elias veio em missão, tal como João Batista o profeta, mas nesta reencarnação a evolução do espírito é evidente, pois já não comete qualquer atentado sobre a vida de ninguém. Prossegue a sua pregação do reino de Deus, preparando o caminho do Mestre, mas uma vez o excesso de zelo de Elias (João Batista), o leva à crítica fanática dos que não vivem de acordo com a lei. Mas tal como nos ensina Jesus, quem nunca errou que atire a primeira pedra, não dispomos do direito de criticar os outros. Assim, mais uma vez na sua reencarnação como João Baptista, o seu fanatismo o leva a comprometer-se com Herodes pela crítica que lhe faz por possuir a mulher de seu irmão. Esta é a causa que o leva ao cárcere e mais tarde há morte. É a lei de causa e efeito que restabelece os equilíbrios, a evolução do espírito é evidente, mas a evolução é gradativa, não se faz aos pulos.
“Lei de causa e efeito ou de acção e reacção”
_52 Então Jesus disse-lhe: Enfia no seu lugar a tua espada; porque todos que lançarem mão da espada à espada morrerão" – (Mateus 26.vers:).
Livro de Malaquias Cap 4 vers:
_5 Eis que vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor. (Deus através do profeta Malaquias é directo e conciso.) Se o profeta estava no mundo espiritual tinha que reencarnar.
_ 6 E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
“ Jesus “no livro (Mateus Cap 11vers:
_ 10 Porque, é este de quem está escrito: Eis que, diante da tua face, envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.
_ 11Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Baptista; mas, aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
_ 12 E, desde os dias de João Baptista ou seja (Elias reencarnado o violento que matou os 450 profetas de Baal) até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
_ 13 Porque os profetas e a lei profetizaram até João.
_ 14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
_ 15 Quem tem ouvidos de ouvir, ouça.
O livro de Marco Cap 9 vers:
_11 E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?
_12 E, respondendo, ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurarão; e como está escrito do Filho do Homem, que ele deve padecer muito e ser aviltado?
_13 Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.
Jesus em o livro de Mateus Cap11 vers:
_7 E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: o que foste ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?
_9 Mas, então o que foste ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais que profeta.
(Afinal, sempre João Batista é o profeta.)
Entretanto o próprio João Batista foi enfático quando citou; “ NÃO SOU ELIAS”, isso porque era sincero e convicto da sua chamada ao ministério Divino de anunciar a vinda do Verdadeiro Messias (Jesus Cristo).
João Cap1 vers:
_19 E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
_20 Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.
_ 21 Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. (Porque na vida presente, seu nome era João Baptista.)
E por que Elias não foi reconhecido? - Porque agora animava outro corpo! João Baptista não tinha a noção de que era profeta, pois é o próprio Jesus que o identifica como profeta no texto descrito do livro de Mateus Cap 11 vers: vers:
_9 Um profeta sim vos digo eu, e muito mais que profeta.
(Afinal sempre João Batista é profeta) Jesus testemunha a profecia de Malaquias a respeito de João Batista ser o Elias reencarnado.
_22 Disseram-lhe, pois: Quem és? Para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
_ 23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
A misericórdia Divina expressa-se em nós pelo esquecimento do passado e de facto assim o é, pois como podemos observar, João não tinha a consciência de ser profeta, conforme a profecia de Malaquias, e testemunho do próprio Jesus, conforme textos citados acima, quanto mais ser a reencarnação do Elias
Disse-nos Jesus que amemos os nossos inimigos, o que à partida pode parecer-nos utópico. Mas de facto o ódio atraí enquanto o amor liberta, tantas e tantas vezes uma mãe, traz no seu ventre um inimigo do passado para que se reabilitem, pelos laços familiares, deixando de ser utopia para ser realidade.
Os espíritos explicam que no presente somos a soma de todas as nossas vivências, como espíritos reencarnados. Por exemplo, hoje vivendo a experiência como Américo, sou a soma das experiências vividas como Joaquina, Gertrudes, Maria, o Antoninho, etc…
Tendo em linha de conta esta explicação, parece-nos mais uma vez lógico a seguinte passagem da Bíblia, ao indicar no livro de hebreus Cap 9 vers:
_ 27 “Está ordenado ao homem morrer uma só vez vindo depois disto o juízo.”
O Américo, a Joaquina, a Gertrudes, a Maria; o Antoninho etc…Morrem uma só vez. Mas o espírito que é imortal, vai se enriquecendo e se aprimorando nas diversas existências rumo à perfeição. Daí a explicação para as crianças prodígio, porque elas fizeram a experiência em mais de que uma reencarnação, em determinada área.
Se não, vejamos as compensações que Jesus promete aos aflitos da terra, só se podem realizar na vida futura:
Do livro de Mateus Cap 5 vers:
_ 4 Bem – aventurados os que choram, porque serão consolados.
_ 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
_ 10 Bem-aventurados os que padecem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus.
Livro de Lucas Cap 6 vers:
_ 20 Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
_ 21 Bem-aventurados os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
Livro de Lucas Cap 6 vers:
_ 24Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes no mundo a vossa consolação.
_ 25 Ai de vós, os que estais fartos, porque terão fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis.
Do livro 2 aos Coríntios Cap 5 vers:
_10 Porque todos devemos comparecer perante o tribunal do Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Livro de Jeremias Cap 1 vers: “Deus diz a Jeremias”
_ 5 ‘Antes mesmo de te formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei; Eu te constituo profeta para as nações’.
Como podemos observar, antes de reencarnar e lhe ser dado o nome de Jeremias, ele já existia, como individualidade, como espírito, como soma das diversas experiências feitas, em outros corpos físicos, até aquele momento.
“Que significa ser profeta? O profeta é um médium de Deus.”
A faculdade mediúnica é uma propriedade do organismo e não depende das qualidades morais do médium; ela mostra-se desenvolvida, tanto nos mais dignos, como nos mais indignos. Não se dá, porém, o mesmo com a preferência que os Bons Espíritos dão ao médium. Allan Kardec, do livro “ O que é o Espíritismo. “ (Cap2,it79,p.178) diz-nos relativamente à mediunidade que:
(…) É um dom de Deus, que se pode empregar tanto para o bem quanto para o mal, e da qual se pode abusar. Seu fim é pôr-nos em relação directa com as almas daqueles que viveram, a fim de recebermos ensinamentos e iniciações da vida futura. (…) Aquela que dela se utiliza para o seu adiantamento e o de seus irmãos, desempenha uma verdadeira missão e será recompensado. O que abusa e a emprega em futilidades ou para satisfazer interesses materiais, desvia-se do seu fim providencial, e, tarde ou cedo, será punido, como todo homem que faça mau uso de uma faculdade qualquer. Allan Kardec “ O que é o Espíritismo. “ (Cap2,it88,p.181 e 182)
Livro dos Médiuns: pág 217 it 3.
“Perda e suspensão da mediunidade”
-3 Qual a causa do abandono do médium pelos Espíritos?
_ O uso que ele faz da mediunidade é o que mais influi sobre os Espíritos bons. Podemos abandoná-lo quando ele a emprega para em futilidades ou com finalidades ambiciosas, e quando se recusa a transmitir as nossa palavras ou a colaborar na produção dos fenómenos para os encarnados que apelam a ele ou que precisam ver para se convencerem. Esse dom de Deus não é concebido ao médium para o seu prazer, e menos ainda para servir às suas ambições, mas para servir ao seu progresso e para dar a conhecer a verdade aos homens. Se o Espírito vê que não corresponde mais aos seus propósitos, nem aproveita as instruções e os concelhos que lhe dá, afasta-se e vai procurar um protegido mais digno.
_4 O Espírito que se afasta não pode ser substituído, e nesse caso como se poderia compreender a suspensão da faculdade?
_ Não faltam Espíritos que se desejem acima de tudo comunicar-se e estão sempre prontos a substituir os que se retiram. Mas quando este é um espírito bom, pode ter-se afastado momentaneamente, privando-o por algum tempo de toda a comunicação, para que isto lhe sirva de lição e lhe prove a sua faculdade não depende dele e por isso mesmo não lhe deve servir para envaidecimento. Essa privação momentânea tem ainda o fim de provar ao médium que ele escreve sob influência de outro, pois de outro modo não haveria intermitências. De resto, a interrupção da faculdade não é sempre uma punição, demonstrando às vezes a solicitude do Espírito pelo médium a quem se afeiçoou, e ao qual deseja a proporcionar um repouso que julga necessário. Nesse caso ele não permite que outros Espíritos o substituam.
Mais uma vez, da análise dos textos Bíblicos, S. João Cap 4 vers:
_ 1 Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
_ 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.
_ 3 E todo o espírito que não confessa que Jesus veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há-de vir, e eis que já está no mundo.
Como podemos constatar os falsos profetas não existem só no mundo físico, mas também no mundo espiritual, são eles que tentam atrasar a evolução do homem na terra.
A comunicação entre o mundo físico e o mundo espiritual sempre se deu, e é devidamente relatada na Bíblia.
Buscaremos as informações com Dr. Severino Celestino, que nos diz:
A palavra profeta, em hebraico, significa “Navi”, no plural, “Neviim”. Apresenta ainda outros significados como “roê” (videntes). Veja I Samuel 9:9: “antigamente em Israel, todos os que iam consultar IAHVÉH assim diziam: vinde vamos ter com o vidente (roê); porque aquele que hoje se chama profeta (navi) se chamava outrora vidente (roê) ”.
Versão de Ferreira de Almeida, Bíblia Sagrada, livro 1 Samuel Cap 9 vers:
_ 9 (Antigamente em Israel, indo qualquer consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente: porque o profeta de hoje, antigamente se chamava de vidente.)
O que é vidente senão quem tem a faculdade de ver os espíritos? Poderá, em alguns casos, ver inclusive o futuro, daí a ideia de que poderia prever alguma coisa, uma profecia, derivando-se daí, então, o nome profeta.
Por outro lado, a grande questão a ser levantada é: os mortos atendiam às evocações ou não? Se não, qual o porquê da proibição? Seria ilógico proibir algo que não acontece. Teremos que tentar encontrar as razões de tal proibição.
Destaquemos duas: A primeira é que consideravam deuses os espíritos dos mortos, mais à frente veremos um exemplo relativo a Samuel, quando este consulta a pitonisa de Endor. Por outro lado, ninguém conseguirá provar que em algum lugar da Bíblia refere que os demónios aparecem no lugar dos espíritos evocados.
Quando falarmos de 1 Samuel Cap 28 vers:
_ 10 Então Saúl lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
_ 11ª Mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
_ 12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saúl, dizendo porque me tens enganado? Pois tu mesmo és Saúl.
_ 13 E o rei lhe disse: não temas: porém, que é o que vês? Então a mulher disse a Saúl: Vejo deuses que sobem da terra.
_ 14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saúl que era Samuel, inclinou-se com o rosto em, terra, e se prostrou.
_ 15 Samuel disse a Saúl: Por que me desinquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saúl: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei-de fazer.
_ 16 Então disse Samuel: Por que, pois, a mim me perguntas, visto que o Senhor te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo?
_ 17 Porque o Senhor tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu companheiro, David.
_ 18 Como tu não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o fervor da tua ira contra Amalec, por isso o Senhor te fez hoje isto.
_ 19 E o Senhor entregará, também, Israel, contigo, na mão dos filiteus, e amanhã tu e os teus filhos estareis comigo; e o arreial de Israel o Senhor entregará nas mãos dos filisteus.
Levando-se em conta que era necessário manter, a todo custo, a ideia de um Deus único, Moisés, sabiamente, institui a proibição de qualquer evento que viesse a prejudicar essa unicidade divina. As consultas deveriam ser dirigidas somente a Deus, daí, por forças das circunstâncias, precisou proibir todas as outras.
A segunda estaria relacionada ao motivo pelo qual iam consultar-se aos mortos. Normalmente, eram para coisas relacionadas com o futuro, como no caso de Saul, como podemos observar ou para situações até ridículas, quando, por exemplo, do desaparecimento das jumentas de Cis, em que Saul, seu filho, procura um vidente, para que ele dissesse onde poderiam encontrá-las, ou adivinhação e encantamentos para aproximar ou afastar pessoas. Mais uma vez reiteramos em parte alguma da Bíblia está escrita que os demónios aparecem no lugar dos espíritos evocados. Assim, de modo claro e inequívoco, é evidente que não se tratam de demónios os espíritos evocados. Não bastasse isso, a própria Bíblia confirma o ocorrido quando falando a respeito de Samuel, onde refere: “Mesmo depois de sua morte, ele profetizou, predizendo ao rei o seu fim. Mesmo do sepulcro, ele levantou a voz, numa profecia, para apagar a injustiça do povo”. Mas ainda neste âmbito, do que são os “demónios”, encontramos a seguinte informação, citada pela Dra. Edith Fiore, sobre o pensamento do historiador hebreu Flávio Josefo: “Os demônios são os espíritos dos homens perversos” (Possessão Espiritual, p. 29).
Daimon – A palavra daimon, do qual fizeram termo demónio, não era, na antiguidade, tomada à má parte, como nos tempos modernos. Não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demónios propriamente ditos, que comunicavam directamente com os homens. (…)
(Ref. Evangelho Segundo o Espiritismo, introd., p.46) (…) (Significava) Espírito ou Gênio.
Vejamos o livro de Deuteronómio Cap18 vers:
_ 9 Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus te der, não apreenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
_ 10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro
_ 11 Nem encantador de encantamentos nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos.
_ 12 Pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança de diante dele.
_ 13 Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.
_ 14 Porque estas naçãos, que hás-de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal cousa.
Não era o falar com os mortos que estava em causa, era a finalidade com que os procuravam. Principalmente o comércio com as coisas santas.
Jesus o guia e modelo da humanidade, demonstra-nos que, quando para fins superiores e nobres, essa proibição deixa de fazer sentido. E se o entendíamos assim, a partir de Jesus tudo se torna mais claro:
Livro de S.Mateus Cap 17 vers:
_ 1 Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu, em particular, a um alto monte.
_ 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.
_ 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Como se atreveria Moisés a falar com Jesus e os apóstolos, sabendo que Deus o condenaria? Não foi ele próprio que promulgou a lei que proíbe a comunicação dos vivos com os chamados mortos?
Será que Jesus estaria violando as leis de Deus ou as leis dadas por Moisés ao falar com os espíritos de Moisés e Elias? Certamente que não, pois se violasse tais regras sagradas que exemplo seria ele para nós?
Esta é uma prova evidente que não foi Deus que proibiu as comunicações com os chamados mortos, mas sim Moisés por motivos evidentes ao estado em que o seu povo se encontrava à saída do Egipto.
Vejamos Isaías cap30 ver:
_ 9 Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
_ 10 Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é recto: dizei-nos coisas apraziveis, e tende para nós enganadoras lisonjas.
Mas realmente somos ainda crianças espirituais. Analisemos os seguintes textos das Escrituras:
O livro de S. Marcos no Cap. 12 vers:
_ 23 E Jesus respondendo, disse-lhes: porventura não errais vós, em razão de não saberdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
_ 24 Porquanto, quando ressuscitarem dos mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus.
_ 25 E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido, no livro de Moisés, como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão e o Deua de Isaac, e o Deus de jacob?
_ 27 Ora Deus não é Deus de mortos, mas, sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.
Vejamos o livro de 1 Pedro Cap 3 vers:
_ 6 Porque por isto foi pregado o evangelho, também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivesse segundo Deus, em espírito.
Parece-nos evidente, pelas passagens bíblicas, que Moisés não era totalmente contra o profetismo (mediunismo), apenas era contrário ao uso indevido que davam a essa faculdade.
Podemos inclusive, vê-lo aprovando a forma com que dois homens a faziam, conforme a seguinte narrativa:
Livro de Números Cap 11 vers:
_ 25 Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais.
_ 26 Porém, no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldad, e o nome do outro era Medad; e repousou sobre eles o espírito (porquanto estavam entres os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizaram no arraial.
_ 27 Então correu um moço, e o anunciou a Moisés, e disse: Eldad e Medad profetizam no arraial.
_ 28 E Josué filho de Nun, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu e disse: Senhor meu, Moisés, proibe-lho.
_ 29 Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Oxalá que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o senhor lhe desse o seu espírito!
Acerca da diversidade de dons espirituais
Livro de 1 aos Coríntios Cap 12 vers:
_ 7 Mas, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
_ 8 Porque a um, pelo espírito, é dado a palavra de sabedoria; e a outro, pelo mesmo espírito, a palavra da ciência.
_ 9 E a outro, pelo mesmo espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo espírito, os dons de curar.
_ 10 E a outro, a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro, o dom de descernir os espíritos; e a outro, a variedade de linguas; e a outro a interpretação das linguas.
Livro de 1 aos Coríntios Cap 14 vers:
_ 1 Segui a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
_ 3 Mas, o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.
Livro 2 Reis Cap. 2 vers:
“Pelos acontecimentos anteriores a esse arrebatamento, lemos que Eliseu, discípulo de Elias, pressentindo o final do seu mestre, lhe faz um pedido:”
_ 9 “Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja poção dobrada do teu espírito sobre mim.
_ 10 E disse coisa dura me pediste; se me vires, quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.(Que queria Elias dizer com “se me vires, quando for tomado de ti”?)
_ 11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro: e Elias subiu ao céu num redemoinho.
Os dons espirituais só Deus pode dar. O pedido que Eliseu fazia a Elias da vidência, pedindo poção dobrada do espírito, que no nosso ver se refere à dupla vista, uma das faculdades da mediunidade, respondeu-lhe Elias: “pedido difícil me fazes, mas se me vires ser arrebatado ao teu lado, terás o que pediste”. Se Eliseu não era cego, seu pedido seria no mínimo descabido, ou seja este arrebatamento só poderia ser em espírito.
Eliseu pega no manto de Elias e bate com ele na água do rio Jordão. Isso fez com que a água se dividisse em duas partes, fato que os outros profetas da comunidade viram. Diante desse extraordinário fenómeno vejamos o livro de 2 a Reis Cap 2vers:
_ 15 Vendo-o, pois, os filhos dos profetas, que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro e se prostaram diante dele em terra.
O que numa linguagem popular ficaria: “O espírito de Elias baixou em Eliseu”. Na minha leitura pessoal, parece-me lógico que Elias desencarnou, pois fica comprovado que do plano espiritual ele influência Eliseu.
Livro de S.Tiago Cap 5 vers:
_ 17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
_ 15 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Actos dos apóstolos Cap10 vers:
_ 34 E abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, na verdade, que Deus não faz distinção de pessoas.
E se “Elias era homem fraco como nós” e que “Deus não faz acepção de pessoas”, então, disso concluímos, que não havia a menor possibilidade dele receber qualquer tipo de tratamento especial. Aliás se Jesus como espírito perfeito, foi preciso morrer no seu corpo físico, como Elias sendo imperfeito poderia receber tal tratamento?
Imortalidade do espírito
Paulo de Tarso, se dirigindo aos coríntios, arremata categórico:
Livro de 1Coríntios Cap 15 vers:
_ 50 “E agora digo isto, irmãos: a carne e o sangue não podem possuir o Reino de Deus, nem a corrupção herdará a incorrupção”
Livro de S.João Cap 6 vers:
_ 63 “ O espírito é que vivifica, a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e vida.”
Do livro de Lucas Cap 23 vers:
_ 46 E, clamando Jesus com grande voz disse: Pai nas tuas mãos entrego meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
No Antigo Testamento, também encontramos a separação entre o corpo e o espírito:
Do livro de Eclesiastes Cap12vers:
_ 6 Antes que se quebre a candeia de prata, e se despedace copo de ouro, e se despedace o cantaro, junto a fonte, e se despedace a roda, junto ao poço.
_ 7 E o pó volte a terra, como o era, e o espiríto volte a Deus, que o deu.
O Apóstolo Paulo em 1ºaos Coríntios Cap15 vers:
_ 19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens.
Do livro 2 aos Coríntios Cap 5 vers:
_ 10 Porque todos devemos comparecer perante o tribunal do Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
“Perguntas que têm a sua razão de ser”
Se Elias fosse João Batista reencarnado os espíritas entrariam em contradição com sua própria doutrina, veja:
João nesta altura já havia sido decapitado por Herodes, portanto estava morto. Ora, o próprio Kardec afirmou que “a reencarnação é a volta da alma à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ela e que nada tem de comum com o antigo”. Como então, João Batista, apareceu no velho corpo na transfiguração? Não teria ele que aparecer (de acordo com a doutrina espírita) com o actual, da última reencarnação, isto é, com o corpo de João e não de Elias?”
Quando os espíritos se apresentaram diante de Jesus e dos Apóstolos como Moisés e Elias por curto período de tempo, não reencarnaram, apenas materializaram ou seja adensaram os seus corpos espirituais, conforme Jesus o fez após morte do seu corpo físico quando apareceu aos apóstolos.
Vejamos livro de S. João Cap 20 vers:
_ 26 E, oito dias depois, estavam outra vez reunidos os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio deles, e disse: Paz seja convosco.
_ 27 Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega atua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
_ 28 Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu.
_ 29 Disse-le Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Na vida espiritual o espírito imortal, que é o produto da soma das diversas existências, sobre a acção do pensamento que é atributo do espírito molda o corpo espiritual com a aparência que lhe quer dar, é nesta razão que muitos videntes são enganados. Se a moldagem do corpo espiritual se faz através da acção do pensamento, deve ser difícil e traumatizante recordar um corpo físico que tinha sido degolado, tal como este espírito teve quando da reencarnação de João Batista, segundo a minha opinião.
Do ponto de vista histórico, quando Jesus estava no monte Tabor com os Espíritos de Elias e Moisés, foi sem dúvida um momento muito importante. Jesus ninbado e transfigurado estava ao lado dos grandes expoentes do povo Hebreu.
João o Batista já tinha sido morto por Herodes. Entendemos, com as propriedades do perispírito, o Espírito, centelha de Luz, podia dar ao corpo espiritual a aparência que entendesse, tanto no caso de Elias como de Moisés, fosse da última, ou da penúltima reencarnação, utilizando-se das propriedades do fluido cósmico universal, que é, também, a energia em estado rarefeito.
A energia pode se tornar matéria e do mesmo modo pode voltar, novamente, a ser energia. Está provado, realmente, que existe uma consonância com a física quântica moderna. No caso de ambos, o Espírito de Moisés pensou em Moisés, surgindo desse modo a figura de Moisés e O Espírito de Elias/João Baptista pensou em Elias e surgiu a figura de Elias. Um fenómeno natural que Jesus aceitou naturalmente.
Vejamos outros exemplos com o livro de S. João Cap 20 vers:
_ 26 E, oito dias depois, estavam outra vez reunidos os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio deles, e disse: Paz seja convosco.
_ 27 Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
_ 28 Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu.
_ 29 Disse-le Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
“A Partir de Um Enfoque Ético.
O espiritismo ensina que Deus criou todos espíritos simples, ignorantes e imperfeitos. Ora, se todos os espíritos são imperfeitos então no final das contas toda a culpa de todo o sofrimento que tais espíritos estão sujeitos é em última análise atribuída a Deus e não ao ser humano. Esta premissa do espiritismo joga a culpa do mal em Deus. Onde está a justiça deste Deus do Espiritismo?”
A todas estas questões, permitam-me a seguinte resposta: Simples, ignorantes e imperfeitos, mas com livre arbítrio! O Pai de amor deu a cada um de nós a escolha, a opção de seguir o seu caminho. Logo a culpa do mal não está em Deus, mas sim no homem. O Deus, não do “Espiritismo” mas do Universo é uma Pai de Amor, Justiça e Misericórdia.
De acordo com o “Livro dos Espíritos”, em Justiça da Reencarnação:
_ 171. Sobre o que se funda o dogma da reencarnação?
_ Sobre a justiça de Deus e a revelação, pois não nos cansamos de repetir: um bom pai deixa sempre aos filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não diz que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna aqueles cujo melhoramento não dependeu deles mesmos? Todos os homens não são filhos de Deus? Somente entre os homens egoístas é que se encontram a iniquidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão. Todos os Espíritos tendem à perfeição, e Deus lhes proporciona os meios de consegui-la com provas da vida corpórea. Mas, na sua justiça, permite-lhes realizar, em novas existências, aquilo que não puderam fazer ou acabar numa primeira prova. Não estaria de acordo com a equidade, nem segundo a bondade de Deus, castigar para sempre aqueles que encontraram obstáculos ao seu melhoramento, independentemente de sua vontade, no próprio meio em que foram colocados. Se a sorte do homem fosse irrevogavelmente fixada após a sua morte, Deus não teria pesado as acções de todos na mesma balança e não os teria tratado com imparcialidade. A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para o homem muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia da justiça de Deus com respeito aos homens de condição moral inferior; a única que pode explicar o nosso futuro e fundamentar as nossas esperanças, pois oferece-nos o meio de resgatarmos os nossos erros através de novas provas. A razão assim nos diz, e é o que os Espíritos no ensinam. O homem que tem a consciência da sua inferioridade encontra na doutrina da reencarnação uma consoladora esperança. Se crê na justiça de Deus, não pode esperar que, por toda a eternidade, haja de ser igual aos que agiram melhor que ele. O pensamento de que essa inferioridade não o deserdará para sempre do bem supremo, e de que ele poderá conquistá-lo através de novos esforços, o ampara e lhe reanima a coragem. Qual é aquele que, no fim da sua carreira, não lamenta ter adquirido demasiado tarde uma experiência que já não pode aproveitar? Pois esta experiência tardia não estará perdida: ele a aproveitará numa nova existência.
Pergunta Allan Kardec aos espíritos.
1. O que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Atributos da Divindade.
É Único
É Imaterial
Deus é Eterno.
É Todo-Poderoso
É Soberanamente Justo e Bom.
Sem a reencarnação não podemos admitir Deus com todos estes atributos. Se não vejamos como admitir as desigualdades desde o berço ou seja à nascença, criaturas deformadas, sem visão, quanto outras perfeitas e em berço de ouro. Tantos homens e mulheres vivem numa pobreza que nos dá dó, criaturas com a idiotia e outros génios na música, nas matemáticas na ciência ou nas artes. Seria este um Deus Soberanamente Justo e Bom? Certamente que não e por isso a necessidade e a justiça da lei de causa-efeito e das vidas sucessivas.
”A Partir de Um Enfoque Lógico
Se a reencarnação é uma lei de progresso como afirmam os espíritas, onde está então uma prova empírica dela? Onde estão os espíritos adiantados provenientes de tantas reencarnações e purificações?”
Jesus - “ Há muitas moradas na casa de meu Pai.”
Do livro de João, Cap14 vers:
_1 Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu pai.
A Casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos Espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento.
Diversas categorias de mundos habitados.
Mundos primitivos; mundos de expiações e de provas; mundos regeneradores; mundos superiores.
Do Livro dos espíritos, Pluralidade dos Mundos, Pergunta Allan Kardec aos Espíritos?
55-Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
- Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como, acredita, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, entretanto, homens que se julgam espíritos fortes e imaginam que só este pequeno globo tem o privilégio de ser habitado por seres racionais. Orgulho e vaidade! Crêem que Deus criou o Universo somente para eles. Deus povoou os mundos de seres vivos, e todos concorrem para o objectivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estejam limitados apenas ao ponto que habitamos no Universo, seria pôr em dúvida a sabedoria de Deus, que nada fez de inútil, deve ter destinado esses mundos a um fim mais sério do que alegrar os nossos olhos. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou constituição física da Terra, pode razoavelmente levar-nos à suposição de que ela tenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.
“A sociologia nega a existência prática desta tese.”
Acrescenta-se a isto ainda o crescimento demográfico. Se no princípio diz a Bíblia que havia apenas duas pessoas, Adão e Eva, de onde surgiram tantas pessoas como vemos hoje em dia?
Será que havia só duas pessoas? Vejamos a Bíblia com olhos de ver.
Do livro de Génesis Cap 4 vers:
_1E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e teve Caím e disse: Alcancei do Senhor um varão.
_2 E teve mais o seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
“O primeiro homicídio”
_9 E disse o Senhor a Caím; Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou eu guardador do meu irmão?
_10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
(Nota: semelhante interrogação foi feita a Elias no monte de Herobe.
Das Leis imutáveis de Deus, não matarás.)
_11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão.
_14 Eis que me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
_15 O Senhor, porém, disse-lhe: portanto, qualquer que matar Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caím, para que não o ferisse qualquer que o acha-se.
Vejamos: após Caím matar Abel sobraram Adão, Eva e o próprio Caím, como se justifica seu medo de alguém o querer matar? Será que Deus esqueceu-se que não havia na Terra mais ninguém, não precisava, de marcá-lo para que não o matassem.
_16 E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Nod, da banda de oriente do Édem.
_17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Henoch: e ele edificou uma cidade, e chamou o nome de seu filho Henoch.
Diz o relato que Caim construiu uma cidade para morar com a mulher e o filho.Ora, se fosse apenas com a mulher e o filho bastaria ter levantado uma casa.Se Caím construiu uma cidade é porque, na região para onde foi, existiam muitas pessoas e, por ser ele, dentre todos o mais evoluído, tornou-se o líder que os levou a organizar-se de forma civilizada.
Do livro de Génesis Cap 6 vers:
_ 2Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
_ 4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram as filhas dos homens, e delas geraram filhos: estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.
Pelas narrativas bíblicas podemos concluir que a raça Adamica, não foram os primeiros a habitar o Planeta Terra, e os homens actuais não descende só deles. Qual seria o Paraíso do qual eles foram expulsos? Seria a Terra a sua origem? E quem serão os seres que Caim encontrou na terra de Nod? Onde encontrou sua esposa? Que seres eram aqueles que no mundo espiritual viram que as mulheres dos homens eram formosas e as tomaram para si?
A
2º Parte
Dará respostas a estas e a outras interrogações Bíblicas.
Haverá reencarnação à luz da Bíblia?
“Nascer, morrer, renascer ainda progredir sempre tal é a lei”
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